ODONTOLOGIA DO PAM DE GUARUJÁ: EQUIPAMENTOS MODERNOS E ATENDIMENTO QUALIFICADO

Gabriela Oliveira Sandi, 22, nascida em Santos, é uma das seis dentistas que integram as equipes do serviço odontológico do PAM da Rodoviária, em Guarujá, que oferece atendimento humanizado em busca da satisfação dos munícipes. Durante a sua jornada de 12 horas, iniciada às 7h, ela atende uma média de 30 pacientes com necessidades emergenciais. Em geral, são casos de fratura, canal, coroa, extração e abcessos dentários.

Atendimento odontológico no PAM
Em um dos atendimentos que realizou na última quarta-feira (2), Gabriela tratou Danilo de Souza Bezerra da Silva, 16, morador de Guarujá. Após avaliação inicial do incômodo sentido pelo rapaz em um de seus dentes, a profissional fez um curativo e indicou a ele a realização de um tratamento contínuo. 

Usuários aprovam atendimento
“A nossa missão aqui no Pronto Atendimento é tratar emergências odontológicas e tirar a dor dos pacientes. Como a maioria dos casos necessita de acompanhamento, fazemos o encaminhamento para o Centro de Atendimento Odontológico (CEO) ou para as Unidades da Saúde da Família (Usafas) aqui do município”, explica Gabriela.

Todos os dentistas do PAM contam com uma moderna cadeira odontológica que permite a inclinação do paciente de acordo com a necessidade do profissional e o conforto do usuário. A unidade ainda oferece estrutura para raio-x e limpezas realizadas com ultrassom, além de todo o instrumental básico odontológico. 

Equipamentos modernos
Outro avanço do PAM é o sistema informatizado para a realização de cadastro e encaminhamento dos pacientes. A novidade possibilita a substituição das fichas manuais pelos registros computadorizados de dados pessoais, motivo da entrada, tipo do exame e a conduta adotada, permitindo mais dinamismo e melhor controle dos atendimentos.

“O nosso objetivo é oferecer toda a infraestrutura necessária para que os nossos dentistas trabalhem em sua plenitude e, assim, possibilitem aos pacientes um tratamento de excelência. Queremos que eles sintam que receberam os cuidados que os profissionais teriam se fossem tratar um ente querido, por exemplo”, explica Maria de Jesus, coordenadora do serviço odontológico do PAM.


Atendimento em equipe

Dra. Gabriela e os auxiliares Bianca e Vitor
Os dentistas da unidade trabalham sempre acompanhados dos auxiliares de saúde bucal para a preparação e execução dos atendimentos. Na quarta (2), a Dra. Gabriela contou com o apoio de Bianca Cristina Frazão da Costa, 25, e Vitor de Castro da Silva, 27.

Bianca chegou ao PAM com a experiência de ter trabalhado por três anos e meio na Usafa Cidade Atlântica. Ela comentou as diferenças na rotina de trabalho. “Nas Usafas eu participava, entre outras iniciativas, de ações em escolas e com pacientes com hipertensão e diabetes, criando uma relação de proximidade com os pacientes. Aqui no PAM o atendimento é mais intenso e interpessoal. A dinâmica é completamente diferente”, explica Bianca.

Vitor prepara curativo
Vitor carrega a experiência de atendimentos que realizava em uma clínica particular. Agora no PAM, ele destaca o trabalho em equipe como chave para o sucesso do serviço prestado aos munícipes. “Passamos boa parte das nossas vidas aqui no trabalho. Então, criamos uma relação de entrosamento e confiança com o dentista. Acaba sendo quase como um ambiente familiar”, analisa.

Comentários

  1. Gostaria de saber se tem dentista para emergência

    ResponderExcluir
  2. Estou com muita dor de dente não estou aguentando mais tem dentista agora a noite no pam

    ResponderExcluir

Postar um comentário